sábado, 7 de julho de 2012

Se o seu banco lhe creditasse todos os dias 86400 euros na sua conta? - Fernando António Oliveira


Se o seu banco lhe creditasse todos os dias 86400 euros na sua conta, e no final do dia, quer os tivesse utilizado ou não, ele reduzisse o seu crédito a zero, você não tentaria tirar deles o melhor proveito possível?
Pois bem, esse banco existe. Chama-se Tempo. Todos os dias ele deposita 86400 segundos na sua conta e só você pode tirar deles o melhor proveito, assim como só você é responsável pelo uso que lhes der. Quando me refiro a usar o tempo não me refiro apenas a preenchê-lo, mas a desfrutar dele. Faça tudo aquilo que deseja fazer e lhe dá prazer e não apenas aquilo que lhe parece que lhe trará mais benefícios: Saia, passeie, leia, faça um picnic com a sua amada, brinque com os seus filhos.... .
Lembrem-se de que tudo o que tem valor tem o seu custo, mas que este custo nem sempre é em dinheiro. No fim de contas só um idiota confunde o valor com o preço. Não acreditam?
O dinheiro compra a cama, mas não o sono. Compra os livros, mas não a sabedoria. Compra uma casa, mas não um lar. Compra medicamentos, mas não saúde. Compra ajudantes, mas não amigos. Compra o casamento, mas não o amor. Compra o crucifixo, mas não a fé. Compra um lugar no cemitério, mas não compra o céu.
Não dês ao dinheiro mais valor do que aquele que ele verdadeiramente tem. O dinheiro deve ser apenas um meio para obter algo, nunca um fim em si mesmo. Ele é importante, sem dúvida, mas só no caso de não morreres já amanhã. Além disso não adianta ser rico e ter roupas caras se o melhor da vida nós fazemos nus.

Sem comentários:

Enviar um comentário